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Como abrir uma empresa de transporte executivo

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Sumário

  1. Apresentação ……………………………………………………………………………………………………………………… 1
  2. Mercado …………………………………………………………………………………………………………………………….. 2
  3. Localização ………………………………………………………………………………………………………………………… 6
  4. Exigências Legais e Específicas …………………………………………………………………………………………….. 7
  5. Estrutura ……………………………………………………………………………………………………………………………. 9
  6. Pessoal ……………………………………………………………………………………………………………………………… 11
  7. Equipamentos …………………………………………………………………………………………………………………….. 14
  8. Matéria Prima/Mercadoria ……………………………………………………………………………………………………… 17
  9. Organização do Processo Produtivo ………………………………………………………………………………………. 19
  10. Automação ……………………………………………………………………………………………………………………….. 21
  11. Canais de Distribuição ………………………………………………………………………………………………………… 22
  12. Investimento ……………………………………………………………………………………………………………………… 23
  13. Capital de Giro ………………………………………………………………………………………………………………….. 25
  14. Custos ……………………………………………………………………………………………………………………………… 26
  15. Diversificação/Agregação de Valor ……………………………………………………………………………………….. 31
  16. Divulgação ……………………………………………………………………………………………………………………….. 34
  17. Informações Fiscais e Tributárias …………………………………………………………………………………………. 36
  18. Eventos ……………………………………………………………………………………………………………………………. 38
  19. Entidades em Geral ……………………………………………………………………………………………………………. 40
  20. Normas Técnicas ………………………………………………………………………………………………………………. 42
  21. Glossário ………………………………………………………………………………………………………………………….. 44
  22. Dicas de Negócio ………………………………………………………………………………………………………………. 45
  23. Características ………………………………………………………………………………………………………………….. 46
  24. Bibliografia ……………………………………………………………………………………………………………………….. 48
  25. Fonte ……………………………………………………………………………………………………………………………….. 51
  26. Planejamento Financeiro …………………………………………………………………………………………………….. 51

 

  1. Soluções Sebrae ……………………………………………………………………………………………………………….. 51
  2. Sites Úteis ………………………………………………………………………………………………………………………… 51
  3. URL …………………………………………………………………………………………………………………………………. 51

Apresentação / Apresentação

  1. Apresentação

Serviço de translado de passageiros dos aeroportos e portos aos hotéis e eventos

pode ser melhor alternativa para o cliente do que os serviços de táxis e ônibus

Também conhecido como translado , o serviço de transfer de passageiros é um

negócio que faz o transporte de pessoas dos aeroportos, portos ou rodoviárias aos

hotéis e eventos e vice-versa.

Esse serviço vem ganhando expressão no mundo todo como uma alternativa aos táxis

ou transporte público, principalmente por sua comodidade e segurança.

Com o crescimento do mercado de turismo e de eventos no Brasil, surge esta nova

oportunidade de negócio; levar pessoas aos seus destinos com flexibilidade de

horários, conforme sua conveniência, deixando-as onde quiserem e com horário já

marcado. Isto sem desconsiderar que a quantidade de pessoas também pode ser

escolhida.

No entanto, antes de montar um Serviço de Transfer ou qualquer empreendimento,

alguns cuidados devem ser observados, como por exemplo, conhecer o mercado

consumidor. De grande importância no planejamento, o conhecimento do mercado vai

informar se existe público suficiente para utilizar este serviço que está sendo oferecido,

bem como, avaliar se o mercado não está saturado, ou seja, se ainda é possível

montar mais uma empresa do ramo.

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Apresentação / Apresentação / Mercado

Outro cuidado é observar o melhor local para implantar o negócio e oferecer este

serviço, pois tem relação direta com o prazo de retorno do capital investido. Além

disso, levantar informações e conhecer alguns fatores como pessoal necessário,

exigências legais do negócio, custos, estrutura e equipamentos são determinantes

para o futuro sucesso de uma empresa.

Este documento contém informações importantes para o empreendedor que queira

montar um Serviço de Transfer, mas não substitui o Plano de Negócios. Para obter

informações sobre Plano de Negócios, o empreendedor deve procurar o SEBRAE mais

próximo.

  1. Mercado

O mercado de Serviço de Tranfer está ligado às áreas de turismo e de eventos.

Segundo informações constantes no Portal do Turismo do Ministério do Turismo, esta

área movimenta bilhões de dólares anuais e apresenta perspectiva de expansão do

faturamento para 61% das empresas do setor consultadas, o que representa um papel

significativo na economia do país.

Essa expectativa também ocorre da mesma forma para a área de eventos que,

segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, movimenta

U$ 30 bilhões no mundo e no ano de 2014 apresenta perspectiva de crescimento de

23,4% em relação ao ano de 2013.

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Apresentação / Apresentação / Mercado

Inserido na área de prestação de serviços, o transporte fretado possui 22.870 veículos

habilitados que transportam anualmente mais de 11 milhões de passageiros e

representa mais de R$ 734 milhões anuais em negócios. Estes dados são fornecidos

pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é o órgão competente

pela outorga e fiscalização das permissões e autorizações desses serviços, e

demonstram o tamanho do mercado consumidor.

Observados estes números e considerando que não há turismo sem transporte (se o

turismo cresce, a demanda pelo transporte também cresce), o Serviço de Transfer,

com uma gestão cuidadosa, pode ser uma boa opção para os que pretendem iniciar

um negócio. É preciso estar atento também para o fato de que além do Serviço de

Transfer no setor de turismo, há o Transfer de executivos e outros profissionais, tanto

em viagens, congressos quanto na cidade em que trabalham ou cidades vizinhas.

Ameaças e oportunidades

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados

que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.

O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de

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Apresentação / Apresentação / Mercado

pesquisa de mercado.

Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, cara ou complexa. Ela pode ser elaborada

de forma simplificada e realizada pelo próprio empresário, como estudar a

concorrência já instalada em termos de tamanho e qualidade dos veículos utilizados,

os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir – turistas

que viajam de avião ou navio, por exemplo, ou ainda, público categorizado por classe

econômica ou ainda por segmentos de turismo: histórico, ecológico, religioso, etc.

O risco de iniciar um negócio sem conhecimento do ambiente local é muito grande.

Oportunidades:

– Investimentos realizados pelos Governos Federal e Estaduais para o estímulo ao

turismo (mais informações podem ser obtidas no site da EMBRATUR – Empresa

Brasileira de Turismo);

– Ocorrência de eventos como feiras, competições esportivas, congressos e

assemelhados que aconteçam na cidade onde o Serviço de Transfer for instalado,

como oportunidades para atrair clientes;

– Possibilidade de convênios com hotéis e agências de viagens e turismo para

estabelecimento de parcerias.

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Apresentação / Apresentação / Mercado

As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro

empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida

fornece informações para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo

caminho. A pesquisa realizada com empreendedores deste setor identificou as

ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:

Ameaças:

– Excesso de concorrência;

– Aumento de violência contra o turista;

– Falta de experiência do dono do negócio;

– Sazonalidade e clima;

– Concorrência de hotéis que oferecem esse serviço como cortesia aos seus clientes.

Embora em expansão, o mercado para o Serviço de Transfer apresenta concorrência

alta: ônibus especiais de empresas de transporte público que oferecem transporte dos

aeroportos aos centros das cidades, hotéis e agências de viagem que também ofertam

o serviço, além das concorrências diretas (de outros serviços de Transfer).

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

  1. Localização

De acordo com Daud e Rabelo (2006) “estar no lugar certo é meio caminho andado

para realizar boas vendas”. Por isso, é muito importante a área de atuação, sendo a

população ao redor da loja uma das variáveis a ser considerada.De preferência, este

serviço deve ser ser próximo ao público que o empreendedor quer atingir. Geralmente

é instalado próximo a agências de viagens, aeroportos, rodoviárias, portos ou hotéis,

deve ser estabelecido em locais que tenham segurança e facilidade de acesso, pois é

isto que os clientes esperam.

No caso de serviço de Transfer, o empreendedor pode iniciar em uma sala ou

escritório com infraestrutura adequada , móveis e equipamentos , além do espaço para

guarda e manutenção do veículo.

Outra alternativa é disponibilizar um site na internet e uma caixa postal para

correspondências. Assim há um endereço oficial para a empresa e o veículo fica na

casa do proprietário, há economia com taxa de bombeiros, alvará da prefeitura, IPTU

comercial, aluguel de sala, condomínio, luz, telefone e internet para o escritório.

Atenção,um escritório ou sala comercial oferece maior credibilidade ao negócio!

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

  1. Exigências Legais e Específicas

Além de conhecer sobre o funcionamento do negócio, é necessário contratar um

contador profissional para obter registros, alvarás e fornecer informações legais sobre

o novo negócio, enquanto o empreendedor se dedica a outras questões do

empreendimento.

Antes de abrir o negócio será necessário:

– Registros junto à Secretaria de Receita Federal, para obtenção do CNPJ;

– Registros na Junta Comercial;

– Registros junto a Receita estadual, para obtenção da inscrição estadual;

– Registros junto a prefeitura, para obtenção do alvará de localização;

– Registros na Secretaria Estadual da Fazenda;

– Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se encaixa (é

obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da

constituição da empresa até o dia 31 de janeiro de cada ano);

– Cadastro na Caixa Econômica Federal (CEF) no sistema Conectividade Social;

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

– Autorização do Corpo de Bombeiros – CBM;

– Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVC), do Sistema Estadual de

Vigilância Sanitária (Sevisa);

– Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura

Municipal/Administração Regional se a Lei de Zoneamento permite a instalação do

negócio.

Para esta atividade, existem regulamentações específicas:

Segundo a Resolução nº 168 de 2004 do Departamento Nacional de Trânsito –

DENATRAN, se o empreendedor optar por trabalhar com veículos acima de oito

lugares, exceto o do motorista, ele deverá ser capacitado em curso obrigatório no

Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN (com carga horária de 50 horas aula) e

portar carteira de habilitação categoria “D”.

A exploração de serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de

passageiros encontra-se sob a égide da Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, da Lei

nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, e da Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995, estas

regulamentadas pelo Decreto nº 2.521, de 20 de março de 1998, e pelas normas

aprovadas em Resolução, pela Diretoria Colegiada da ANTT.

As ações de regulação e fiscalização do setor têm caráter permanente e objetivam a

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

adequação das rotinas e procedimentos para a efetiva operacionalização da Lei nº

10.233/2001, que criou a ANTT, buscando a contínua melhoria dos serviços e a

redução dos custos aos usuários do transporte rodoviário interestadual e internacional

de passageiros, quer no transporte regular, quer no de fretamento contínuo, eventual

ou turístico.

O Sebrae local poderá ser consultado para orientação.

  1. Estrutura

Para iniciar no Serviço de Transfer não é necessário possuir uma estrutura complexa,

pode-se começar devagar e aos poucos continuar investindo.

Existem algumas possibilidades que podem ser avaliadas:

  1. a) Escritório virtual: Iniciando com um site na internet, o empreendedor apresenta seus

serviços e oferece meios de contato. São requisitos necessários: telefone, computador

e algum local para guarda e manutenção dos veículos utilizados;

  1. b) Escritório ou sala comercial: Apesar de exigir uma estrutura um pouco mais

elaborada e até mais cara, oferece credibilidade ao negócio. Um escritório de 30

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

metros quadrados pode atender às necessidades iniciais, devendo haver uma mesa de

reuniões, recepção, computador, impressora e telefone. Um ambiente com poltronas

em uma pequena sala de espera e uma estrutura básica de copa para oferecer café e

água aos potenciais clientes, além de uma decoração acolhedora, irão fazer a

diferença;

Não deve ser esquecido que é necessário haver um local para guarda e pequenos

reparos ou manutenção do veículo.

Equipamentos/Veículos:

– Uma Van – veículo para 08 a 19 passageiros, exceto o motorista. Se o empreendedor

desejar um veículo maior, deverá seguir legislação específica (ver item Legislação).

Para o Transfer realizado em carros de passeio não há legislação específica.

Como foi dito, esta é uma estrutura mínima, considerando apenas o translado de

aeroportos e portos a hotéis e vice-versa e pequenas excursões. Entretanto, o

empreendedor poderá também definir sua estrutura em função do público que deseja

atingir. Por exemplo, se optar por turismo ecológico ou turismo aventura, deverá

investir em carro tipo jipe ou similar.

Embora no Serviço de Transfer o cliente não permaneça muito tempo dentro do

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal

veículo, é importante que o veículo seja confortável, impecavelmente limpo e propicie

um sentimento de segurança ao passageiro, o que é obtido, principalmente, por meio

de uma condução suave.

  1. Pessoal

O Serviço de Transfer pode ser feito por uma única pessoa. Se o empresário decidir

trabalhar sozinho, deverá organizar seu tempo para cuidar da parte administrativa e

ainda fazer a condução do veículo. Entretanto, se optar pela contratação de

empregados, deve considerar a possibilidade de realizar uma seleção criteriosa do

pessoal, uma vez que, contratar capacitação de pessoal logo no início do

funcionamento do Serviço de Transfer pode ter um custo inacessível. Assim, são

indispensáveis funcionários com experiência e capacitação operacional, que possuam

as qualificações exigidas pela legislação, dominem técnicas de atendimento ao

público, sejam simpáticos, honestos e disponíveis ao chamado dos clientes. É

imprescindível que o empreendedor mantenha a qualidade no atendimento, atento a

evitar e corrigir qualquer desvio no padrão dos serviços oferecidos.

A discrição, associado a uma postura simpática e cordial, são qualidades relevantes no

motorista de um Serviço de Transfer. Clientes que viajam sozinhos tanto podem querer

descansar e dormir quanto podem querer explicações sobre a cidade, restaurantes,

etc. Quando o Serviço está transportando grupos de clientes, é comum que os clientes

conversem entre si e se sintam insatisfeitos com a interferência do motorista, a menos

que seja alguma consulta. Assim, o importante é que o motorista tenha a sensibilidade

para perceber a situação e agir de acordo, sem permitir que conversas o distraiam do

trânsito.

Além dessas características, podem ser citadas as seguintes competências

necessárias aos funcionários de um Serviço de Transfer:

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal

– Controle emocional;

– Bom humor;

– Conhecimentos mínimos de etiqueta social;

– Gentileza;

– Prontidão.

A capacitação de profissionais envolvidos com o atendimento em Serviços de Trasnfer

deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.

Para o empresário que optar por montar uma estrutura de pessoal para iniciar seu

negócio, pesquisa realizada com empreendedores do setor aponta como sendo

necessário, para um Serviço de Transfer funcionar, pelo menos:

– Um Recepcionista/telefonista;

– Um motorista;

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal

– Um agente administrativo (em pequenos Serviços de Transfer o dono costuma

assumir os cargos de recepcionista e gerente administrativo);

O empreendedor deve analisar a relação custo X benefício de manter um profissional

contratado para fazer a segurança do empreendimento durante a noite.

Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos da categoria, neste caso o

Sindicato dos Motoristas, e a partir daí cada Serviço de Transfer deverá manter

políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis

de competências pessoais.

É recomendável a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo

incentivos e benefícios financeiros ou não. Assim, o Serviço de Transfer poderá

prevenir índices elevados de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo

entre funcionários e hóspedes, diminuição de custos com recrutamento e seleção e

demissões, e ainda poderá evitar o investimento de tempo em adaptação de novos

funcionários.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o

perfil do pessoal e o treinamento adequado.

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

  1. Equipamentos

Para estruturar um Serviço de Transfer será necessário a seguinte estrutura:

Para a recepção e área administrativa:

Impressora multifuncional laser: R$ 600,00

No break: R$ 450,00

Telefone de mesa com chave: R$ 33,00

Armário Alto Fechado: R$ 466,00

Armário baixo fechado: R$ 246,00

Armário Executivo: R$ 394,00

Mesa 0,96×0,60 sem gavetas: R$ 175,00

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

Mesa 1,20×0,60 com 02 gavetas c/chave: R$ 213,00

Conexão Arredondada: R$ 66,00

Mesa de reunião redonda: R$ 276,00

Cadeira secretária standart: 4 x R$ 61,60

Poltrona presidente standart giratória com braço: R$ 282,90

Monitor 15,6`: R$ 299,00

Computador: R$ 900,00

Periféricos: R$ 90,00

Lixeira com pedal: R$ 25,00

Longarina 3 lugares: R$ 667,00

Aparelho de TV 32′: R$ 1.800,00

DVD Player: R$ 150,00

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

SubTotal: R$ 7.379,30

Veículo

VAN Executiva 20 lugares 0 Km: R$ 117.000,00

Subtotal: R$ 117.000,00

Equipamentos e acessórios:

Carrinho para transporte de bagagem: R$ 200,00

Ferramentas diversas para pequenas manutenções: R$ 1.000,00

Macaco hidráulico para troca de pneus: R$ 585,00

Aspirador de pó e outros materiais e utensílios para manutenção básica da limpeza

dos veículos: R$ 500,00

SubTotal: R$ 2.285,00

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

TOTAL: R$ 126.664,30

O empreendedor deverá verificar a conveniência e a relação custo x benefício da

instalação de câmara filmadora no interior do veículo e de disponibilização de internet

wifi. Também deverá avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de

alarmes no escritório e garagem, bem como a contratação de seguro para

equipamentos e suprimentos.

  1. Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a

demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros,

os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o

capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido

em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.

Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em

menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice

de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é

a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue

cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o

indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega,

isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou

serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque

ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na

alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta

o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da

empresa.

No setor de serviços, o estoque ou matéria prima a ser utilizada é o conhecimento dos

profissionais envolvidos. Neste caso, a gestão de estoques está relacionada às

competências, cursos e capacidade que a equipe possui e oferece ao cliente.

A mercadoria ofertada é o tipo de transporte de passageiros realizado em automóveis

ou vans, com as seguintes possibilidades:

* Translado de pessoas de aeroportos para hotéis e de hotéis para aeroportos;

* Translado para eventos;

* Fretamento;

* Pequenas excursões, como por exemplo, city tour;

* Transporte de executivos e outros profissionais;

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

* Transporte de pessoas e grupos que tenham consumido bebida alcoólica em festas,

bares e restaurantes.

Atenção, isto não quer dizer que um mix de serviços possa ser oferecido. O

empreendedor deve visitar concorrentes, ouvir permanentemente seus clientes e fazer

adaptações ao longo do tempo.

  1. Organização do Processo Produtivo

O Serviço de Transfer tem um processo produtivo bem simples de ser

operacionalizado. Entretanto, o fato de ser simples não significa que pode haver

descuido. O empreendedor deve garantir conforto e segurança, atendimento impecável

e rápido.

O processo todo se organiza da seguinte forma:

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

Recebimento da solicitação de translado – definição da data, hora e percurso – acordo

de valores – prestação do serviço – emissão da nota ou cupom fiscal – recebimento dos

valores acordados – higienização do veículo.

  1. Recebimento da solicitação de translado: a solicitação de reserva pode vir

diretamente do cliente por telefone, pessoalmente ou pelo site, se houver. Poderá ser

ainda por meio de agentes de viagem ou de hotéis.

  1. Definição da data, hora e percurso: esses dados devem ser anotados com atenção

para um atendimento adequado.

  1. Acordo de valores: combinar com o cliente o quanto deverá ser cobrado pelo

translado. É importante que se tenha uma tabela de preços por localidade/ distância.

  1. Prestação do serviço: realização do translado solicitado.
  2. Emissão da nota ou cupom fiscal.
  3. Recebimento dos valores acordados: de acordo com o que foi definido.
  4. Higienização do veículo: lavagem, limpeza e higienização do veículo, deixando-o

pronto para o novo atendimento.

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação

  1. Automação

Uma tendência cada vez mais presente nas empresas que buscam o sucesso é

automatizar as diversas atividades desenvolvidas. A automação melhora o dinamismo

dos serviços oferecidos, reduzindo filas, tempo de espera, agilizando a emissão de

notas fiscais, entre outros.

Pensando na gestão empresarial, o custo de aquisição para estes programas tem

grande variação de preço e podem até ser encontrados em sites na internet, que

oferecem downloads grátis ou junto a empresas especializadas a custos maiores. O

importante é ser pesquisado junto a usuários e adequado à realidade da empresa.

No segmento de transportes, deve ser lembrado que para facilitar a vida do motorista e

até mesmo dos passageiros, é comum a utilização de um Global Positioning System-

GPS (equipamento eletrônico que determina a localização do veículo, sendo muito útil

como item de segurança, por permitir o rastreamento do carro e fornecer mapas,

auxiliando na localização de endereços).

É preciso analisar as reais necessidades da sua empresa de Transfer e a demanda do

mercado antes de escolher os equipamentos e os programas de automação.

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Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição

  1. Canais de Distribuição

O canal de distribuição é a forma que o vendedor comercializa seu produto ou serviço

ao usuário.

No caso do Serviço de Transfer, são comuns os canais direto e indireto.

No canal direto, o cliente faz o contato por telefone ou pessoalmente solicitando os

serviços da empresa.

No Canal indireto alguma operadora de turismo ou hotel faz o contato com o serviço

para o cliente.

Outro canal de distribuição bastante utilizado é o de vendas pela internet. Este recurso

permite que o cliente pesquise preços, condições estruturais com imagens ilustrativas

e tipos de veículos disponíveis e faça suas reservas com comodidade.

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento

Independentemente do canal de distribuição adotado, o sucesso de um negócio

depende, principalmente, da capacidade de percepção de oportunidade do

empreendedor e da sua agilidade para adaptar seus canais de distribuição,

aproveitando tendências e criando novas formas de fazer seu Serviço de Transfer ser

conhecido por seus clientes.

  1. Investimento

Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando um retorno

superior àquele investido, em um determinado período de tempo. O investimento a ser

feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte e pode ser

caracterizado como:

– investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis,

equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;

– investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com

projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração,

honorários profissionais, compra inicial e outros;

– capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas

iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as

compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento,

impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

O valor do investimento necessário para montar um Serviço de Transfer irá variar de

acordo com o valor do ponto comercial, benfeitorias necessárias e equipamentos

utilizados. Por esta razão, o ideal é a elaboração de um Plano de Negócio, onde os

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento

recursos necessários, em função dos objetivos estabelecidos de retorno e alcance de

mercado, poderão ser determinados.

Sem considerar o pagamento de “luvas” pela aquisição do ponto comercial onde o

negócio será instalado, para um escritório de aproximadamente 30 m², o

empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 147.864,30, para fazer frente ao

pagamento dos seguintes itens:

– Reforma, adaptação do imóvel e instalações: R$ 1.000,00.

– Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.: R$ 3.500,00;

– Móveis para sala de recepção/administrativa: R$ 7.379,30

– Veículo: R$ 117.000,00

– Equipamentos e acessórios: R$ 2.285;

– Uniformes: R$ 670,00

– desenvolvimento e hospedagem de site: R$ 1.030,00

– capital de giro: R$ 15.000,00

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Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

Total R$ 147.864,30

Os valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um

empreendimento dessa natureza. Para dados mais detalhados é necessário saber

exatamente quais serviços serão oferecidos pela empresa. Nesse sentido,

aconselhamos ao empreendedor interessado em constituir esse negócio, a realização

de um levantamento mais detalhado sobre os potenciais investimentos depois de

elaborado seu plano de negócio (para elaboração do plano de negócio procure o

Sebrae do seu estado).

Além disso, os valores acima irão variar conforme a região geográfica que a empresa

irá se instalar, o tipo de equipamento escolhido, etc.

  1. Capital de Giro

De uma forma prática, o capital de giro é o valor necessário em caixa para que a

empresa possa arcar com seus compromissos financeiros sem precisar entrar no

vermelho, ou seja, é o valor em dinheiro que a empresa necessita para cobrir todos os

custos até que entre novamente dinheiro em caixa.

Para se chegar ao valor do capital de giro é necessário ter bem definido despesas

futuras como custos fixos e financiamento de vendas (cartão de crédito, cheque ou

nota promissória).

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Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

Dado que os números do investimento inicial já consideram o escritório equipado e que

não existem custos de reposição, por tratar de serviços, estima-se que o capital de giro

pode variar entre 10 e 20% do investimento inicial, ou o suficiente para honrar o

pagamento dos custos fixos por aproximadamente 3 meses. Esse montante será

suficiente para dar início às atividades da empresa e financiar seus primeiros

transportes ou até que tenha uma frequência de rendimentos mensais.

Atenção: Apesar de não ser necessário reposição de produtos, os equipamentos

depreciam com o tempo e o empreendedor necessita fazer uma previsão para novos

equipamentos.

  1. Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão

incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como:

aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matériaprima

e insumos consumidos no processo de produção.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra,

produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o

empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como

ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o

controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de

ganhar no resultado final do negócio.

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Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

Os Custos Fixos abrangem, em geral, despesas de funcionamento da empresa:

aluguel, salários, gastos com contador, água, luz, telefone, internet.

Os Custos Variáveis estão relacionados à quantidade de serviço prestado no mês

como, por exemplo: impostos e combustível.

Os Custos Não Operacionais estão relacionados às despesas e/ou investimentos de

ordem comercial, como publicidade e propaganda.

Os custos mensais para manutenção de uma empresa que oferece serviços de

Transfer podem variar muito. De fato, tais valores dependem da quantidade de

veículos, motoristas e até mesmo dos tipos de serviços que serão oferecidos.

No caso da empresa possuir uma estrutura fixa (escritório), podemos elencar os

principais custos fixos, conforme segue abaixo:

Aluguel: R$ 600,00

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Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

Condomínio: R$ 250,00

IPTU: R$ 70,00

Água: R$ 90,00

Energia Elétrica: R$ 100,00

Telefone: R$ 150,00

Internet: R$ 70,00

Honorários Contador: R$ 724,00

Salários + Encargos: R$ 4.000,00*

*Foi considerado uma recepcionista, com salário de R$ 1.200,00 e um motorista

executivo, com salário de R$ 1.700,00, mais benefícios (Alimentação e Transporte) e

encargos sociais.

Material de Limpeza: R$ 100,00

Material de Escritório: R$ 20,00

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Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

Despesa preventiva de pequenos reparos: R$ 300,00

Lavagem veicular: R$ 150,00

Combustível*: R$ 1.200,00

*Foi considerado uma media de 3.000 km por mês

Aluguel de máquinas de cartão de crédito: R$ 120,00

Publicidade e Marketing: R$ 500,00

Tarifa bancária: R$ 40,00

Outras Despesas: R$ 200,00

Total: R$ 8.684,00

Custos variáveis por veículo* ao ano:

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Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

IPVA e Seguro Obrigatório: R$ 3.600,00

Revisão periódica: R$ 2.000,00

Seguro Veicular: R$ 8.000,00

Total= R$ 13.800,00

Considerado para efeito de cálculo 1 VAN de 20 lugares

Total geral mensal= R$ 8.684,00

Segundo empreendedores deste tipo de negócio, um dos principais custos que o

empreendimento exige é o de combustível e manutenção preventiva, portanto, deve

ser analisado com cuidado, evitando desperdícios.

O essencial é que se faça uma análise criteriosa de todas as despesas, buscando

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Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor

formas de minimizá-las sem prejudicar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos

pelo Serviço de Transfer.

Lembramos que estes custos são baseados em estimativas para uma empresa de

pequeno porte. Aconselhamos ao empresário que queira abrir um negócio dessa

natureza a elaboração de um plano de negócio com a ajuda do Sebrae do seu estado

no sentido de estimar os custos exatos do seu empreendimento conforme o porte e os

serviços oferecidos.

  1. Diversificação/Agregação de Valor

Identificar um diferencial em relação aos concorrentes e vê-lo reconhecido pelo

consumidor significa vantagem para uma frente em relação à concorrência. Deve ser

lembrado que um Serviço de Transfer abrange uma larga faixa de público e visa

comodidade, concorrendo com serviços de táxis ou transporte público, disponíveis com

muita facilidade.

Ciente disto, o empreendedor necessita estabelecer sua estratégia, podendo ser de

custo ou de diferenciação.

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Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor

Na estratégia de custos, onde o empreendedor pratica um preço bem mais baixo que

os concorrentes, a empresa necessita ter grande escala de vendas para ter lucro,

afinal, não possui a mesma margem de lucro que concorrentes mais caros.

Ao optar por esta estratégia, o cuidado com custos administrativos reduzidos deve ser

redobrado, pois estes custos irão impactar diretamente no resultado financeiro final.

Além disso, o preço precisa ser baixo, com alta taxa de ocupação dos veículos, os

horários precisam ser otimizados, isto tudo para atender um público alvo consumidor

que quer pagar menos, mas por um serviço adequado e que proporcione os mesmos

resultados de um transporte mais caro.

Na estratégica de diferenciação, deve ser pensado em oferecer algum valor agregado

ao seu cliente.

A agregação de valor acontece das mais diversas formas. Algo bastante comum é

oferecer ar condicionado, bagageiro com espaço para equipamento de trabalho, DVD

com som ambiente e frigobar com água gelada a bordo.

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São exemplos de diferenciação;

-Garantir conforto térmico no interior do veículo;

– Oferecer acesso a internet sem fio;

– Seguro individual aos passageiros;

– Possuir bons e variados filmes no veículo para o caso de percursos muito longos;

– Manter informes sobre a cidade no veículo com indicações de restaurantes, eventos,

etc.;

-Colocar cortinas nas janelas para controle de luminosidade;

– Oferecer ao cliente um excelente atendimento deixando-o satisfeito

independentemente de oferecer vários itens de conforto;

– Capacitar os funcionários para estarem sempre dispostos a ouvirem e considerarem

as opiniões dos clientes;

– Ter motoristas bilíngues.

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Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão

sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar

ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para

identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos

serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os

atuais clientes, além de cativar novos.

O empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novas

técnicas, novos métodos, através da leitura de colunas de jornais e revistas

especializadas, programas de televisão ou através da Internet.

O conjunto formado por esses serviços compõe a proposta de atendimento da loja e

deve ser encarado como um compromisso do empreendedor junto aos seus clientes.

Neste tópico foram apresentadas apenas algumas opções de diversificação/

agregação de valor para um serviço de Transfer. Vale ressaltar que sempre é possível

propor melhorias e novidades, para isso é indicado observar hábitos, ouvir as pessoas

e criar novos produtos e novos serviços, com o objetivo de ampliar os níveis de

satisfação dos clientes.

  1. Divulgação

A propaganda é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços

conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da propaganda é construir uma

imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os serviços oferecidos pela

empresa.

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Divulgação

O empreendedor deve ter em mente que as ações de divulgação devem ser feitas sob

a ótica do cliente, muitas vezes divergente do que o empreendedor entende ser

adequado.

Para um empreendimento de pequeno porte, pode ser usada a distribuição de folhetos

e folders em hotéis, empresas de cerimonial de eventos ou rodoviárias e aeroportos,

divulgando os serviços e produtos que são ofertados.

Muitos proprietários de Serviço de Transfer destinam um percentual de 3% a 5% de

seu faturamento para investimentos em publicidade. No entanto, esse percentual não é

a regra, o importante é dar atenção à divulgação do Serviço de Transfer.

Com criatividade é possível a utilização de formas simples e baratas de divulgação que

atraiam os clientes. Entre as alternativas que demandam menos investimento pode-se

citar:

– Utilização de mala direta com mensagens que lembram e divulgam o Serviço de

Transfer;

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Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

-Distribuição de material informativo em pontos estratégicos como, por exemplo,

hotéis, aeroportos, portos, centros comerciais, agências de viagens;

– Outdoors próximos a Hotéis e Aeroportos;

– Anúncio em páginas especializadas nos jornais;

– Site na Internet com fotos dos veículos e possibilidade de fazer reservas online;

– Distribuição de cartões de visita e folhetos.

O bom atendimento aliado ao conforto, segurança e boa localização, é uma receita de

sucesso para qualquer Serviço de Transfer. Clientes satisfeitos tendem a comentar

com outras pessoas e não existe melhor propaganda que a tradicional “boca-a-boca”;

barata e eficiente.

  1. Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de SERVIÇOS DE TRANSFER, assim entendido pela CNAE/IBGE

(Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 4923-0/01 como a atividade de

transporte rodoviário de passageiros, como alternativa equivalente ao taxi, poderá

optar pelo SIMPLES Nacional – Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos

e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno

Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual

de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para

micro empresa, R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de

pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

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Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições,

por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do

Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f

azenda.gov.br/SimplesNacional/):

  • IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
  • CSLL (contribuição social sobre o lucro);
  • PIS (programa de integração social);
  • COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
  • ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);
  • INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para

esse ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida

pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo

SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de

atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número

de meses de atividade no período.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder

benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse

imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá

ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o

empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá

optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se

enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a

tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 – Anexo XIII

(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ).

Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores

fixos mensais conforme abaixo:

  1. I) Sem empregado
  • 5% do salário mínimo vigente – a título de contribuição previdenciária do

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Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos

  • R$ 5,00 a título de ISS – Imposto sobre serviço de qualquer natureza.
  1. II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de

um salário mínimo ou piso da categoria)

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes

percentuais:

  • Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
  • Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu

empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre

será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do

estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis

Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN – Comitê

Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

  1. Eventos

FEIRA TRANSPORTAR – Feira de Transporte Intermodal e Logística

Feira especializada em transporte e Logística

Local: Curitiba – PR

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Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

Congresso realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos

Local: Brasília – DF

Etransport – Congresso sobre transporte de Passageiros

Realizado pela FETRANSPOR

Local: Rio de Janeiro – RJ

TRANSPOSUL – Feira e Congresso de Transporte e Logística

Local: Porto Alegre – RS

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  1. Entidades em Geral

Relação de entidades para eventuais consultas:

A atividade de Serviço de Transfer relaciona-se com um conjunto de entidades que

desempenham diversos papéis auxiliares ao negócio.

A seguir destacam-se algumas empresas e instituições públicas e privadas com as

quais o empresário deste ramo poderá desenvolver algum tipo de relacionamento:

EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo

Ministério do Turismo – Esplanada dos Ministérios, Bloco “U”, 2º e 3º andar

Brasília – DF

CEP: 70065-900

http://www.turismo.gov.br/

Entidade Governamental ligada ao Ministério do Turismo. Desde janeiro de 2003, com

a instituição do Ministério do Turismo, a atuação da EMBRATUR concentra-se na

promoção, no marketing e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos

turísticos brasileiros no exterior.

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ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem

Av. São Luís, 165 1º andar, Cj. 1 B – Centro

São Paulo – SP

Cep 01046-001 –

Fone: (11) 3231-3077 Fax: (11) 3259-8327

http://www.abav.com.br/

Entidade que defende interesses das Agências de Viagem do Brasil

DETRAN – Departamento de Trânsito

Departamento de Trânsito do Distrito Federal

SAM, lote A Bloco B Ed. Sede DETRAN DF

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Fone: 154

Home

Presente em todos os estados brasileiros. Regulamenta e fiscaliza o trânsito nas vias

públicas e habilita o condutor de veículos.

ABRATI – Associação Brasileira Das Empresas de Transporte Terrestre de

Passageiros

SAUS Quadra 1 Bloco J – Edifício CNT – 8º andar – entrada 10/20 Torre A

Brasília – DF

CEP: 70.070-944

Fone: (61) 3322-2004

Home

  1. Normas Técnicas

Norma técnica é um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um

organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes

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ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau

ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT NBR ISO/IEC Guia 2).

Participam da elaboração de uma norma técnica a sociedade, em geral, representada

por: fabricantes, consumidores e organismos neutros (governo, instituto de pesquisa,

universidade e pessoa física).

Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de

Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País.

  1. Normas específicas para um Serviço de Transfer

Não existem normas específicas para este negócio.

  1. Normas aplicáveis na execução de um Serviço de Transfer

Nota: Normas Técnicas que podem ser utilizadas na área administrativa e de

recepção.

ABNT NBR 15842:2010 – Qualidade de serviço para pequeno comércio – Requisitos

gerais.

Esta Norma estabelece os requisitos de qualidade para as atividades de venda e

serviços adicionais nos estabelecimentos de pequeno comércio, que permitam

satisfazer as expectativas do cliente.

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ABNT NBR 12693:2010 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio.

Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para projeto, seleção e instalação de

extintores de incêndio portáteis e sobre rodas, em edificações e áreas de risco, para

combate a princípio de incêndio.

ABNT NBR IEC 60839-1-1:2010 – Sistemas de alarme – Parte 1: Requisitos gerais –

Seção 1: Geral.

Esta Norma especifica os requisitos gerais para o projeto, instalação, comissionamento

(controle após instalação), operação, ensaio de manutenção e registros de sistemas de

alarme manual e automático empregados para a proteção de pessoas, de propriedade

e do ambiente.

ABNT NBR 9050:2004 Versão Corrigida:2005 – Acessibilidade a edificações,

mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do

projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e

equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

  1. Glossário

Alta estação – período de férias escolares e grandes feriados.

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Fretamento – aluguel do veículo com o motorista por um tempo determinado. Tanto o

veículo quanto o motorista ficam à disposição de quem fez o fretamento para ir aonde

for solicitado.

Transfer – palavra de origem inglesa que significa transferência, translado. No Brasil,

na área de turismo e de transporte em geral, o termo foi incorporado a língua

portuguesa com o significado de “transporte de pessoas”.

  1. Dicas de Negócio

Dicas importantes para quem pretende montar um Serviço de Transfer:

– A dedetização do veículo com produtos seguros após a higienização é importante

para a manutenção da qualidade de vida do motorista e dos clientes.

– Manter o ambiente limpo e livre de qualquer situação desagradável agrega qualidade

para o passageiro e aumenta as chances de seu retorno.

– Denunciar a exploração sexual de crianças e de adolescentes bem como não aceitar

translado de pessoas para locais onde sabidamente tais práticas ocorram, é uma

importante forma de garantir a credibilidade do negócio e cumprir com a

responsabilidade social.

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– É importante que seja feito o seguro para o veículo e os passageiros, com cobertura

para furtos e outras avarias.

– A escolha dos fornecedores, como por exemplo, fornecedores de pneus, lubrificantes,

peças para reparos, etc., é importante, por isso é fundamental que se faça uma boa

pesquisa para selecionar os melhores preços e a melhor qualidade.

Podem ser tomadas algumas providências que ajudem a diminuir o valor dos custos

fixos, como por exemplo:

– Optar por locais em que o aluguel tenha um preço menor, desde que não prejudique

a competitividade e que tenha uma boa relação custo/benefício;

– Optar por planos de telefone com custos mais baixos;

– Manter uma equipe de pessoal reduzida, porém suficiente;

– E outras ações de acordo com a realidade de cada empreendimento.

  1. Características

É importante que o empreendedor tenha aptidão para o negócio e vontade de aprender

buscando informações em cursos, livros e revistas especializadas ou junto a pessoas

que atuam na área.

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Outras características importantes, relacionadas ao risco do negócio, podem ajudar no

sucesso do empreendimento:

  • Busca constante de informações e oportunidades.
  • Iniciativa e persistência.
  • Comprometimento.
  • Qualidade e eficiência.
  • Capacidade de estabelecer metas e assumir riscos.
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos.
  • Independência e autoconfiança.
  • Senso de oportunidade.
  • Conhecimento do ramo.
  • Liderança.
  • Espírito cooperativo.

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Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Além dessas características básicas é muito importante que os profissionais que atuam

diretamente com o público, como é o caso, saibam lidar bem com os clientes sendo

simpáticos e agradáveis para garantir a sua fidelidade e ganhar sua confiança.

Pesquisando e observando seus concorrentes, conhecendo bem o gosto de seus

clientes, o empreendedor conseguirá desenvolver diferenciações em sua oferta de

serviços.

É necessário estudar bem o assunto e a estratégia de mercado para poder

desenvolver sensibilidade e flexibilidade para rápida adaptação às necessidades e

encantamento de clientes.

  1. Bibliografia

AIUB, George Wilson et al. Plano de Negócios: serviços. 2. ed. Porto Alegre: Sebrae,

2000.

ANDERSON, Chris. 2006, A cauda longa:do mercado de massa para o mercado de

nicho. Rio de Janeiro: Elsevier.

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COSTA, Nelson Pereira. Marketing para Empreendedores: um guia para montar e

manter um negócio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

DAUD, Miguel; RABELLO, Walter. Marketing de Varejo: Como incrementar resultados

com a prestação de Serviços. São Paulo: Artmed Editora, 2006.

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa. 14. ed. São Paulo: Cultura Editores

Associados, 1999.

GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios: texto e casos. Bookman,

Porto Alegre, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São

Paulo: Prentice Hall, 2000.

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LOVELOCK, Christopher e WRIGHT, Lauren. Serviços – Marketing e Gestão. Ed.

Saraiva. São Paulo, 2003.

Referências Eletrônicas:

Associação Brasileira de Empresas de Eventos –

http://www.abeoc.org.br/2014/06/salao-mice-abeoc-brasil-festuris-cresce/ – acesso em

junho/2014

Ministério do Turismo –

http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/export/sites/default/dadosefatos/conjuntur

a_economica/boletim_desempenho_turismo/download_boletim_desempenho_economi

co_tur ismo/BDET42_FINAL.pdf – acesso em julho/2014

PWC – http://www.pwc.com.br/pt/publicacoes/setores-atividade/tice/globalentertainment

-media-outlook-2013-

2017.jhtml?query=global%20entertainment%20and%20media%20outl ook&live=1 –

acesso em julho/2014

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  1. Fonte

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  1. Planejamento Financeiro

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  1. Soluções Sebrae

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  1. Sites Úteis

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  1. URL

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-servi%C3%A7ode-

transfers

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